Se eu perguntasse quantas pessoas você conhece que têm uma conta em alguma mídia social, é muito provável que você diria que quase todo mundo tem pelo menos uma conta. Hoje, plataformas como Facebook, Instagram e Twitter evoluíram para fazer parte essencial de nossas vidas. Usamos essas plataformas não apenas para compartilhar nossas histórias, fotos e anúncios, mas também para buscar informações sobre nossas comunidades. Em 2005, o Pew Research Center concluiu que apenas cerca de 5% dos adultos usavam mídias sociais nos Estados Unidos. Em 2018, esse número subiu para 69%, o que revela a crescente importância de as empresas garantirem sua presença online.
Por que a mídia social é importante para consultórios odontológicos no Brasil hoje?
Acredito que a mídia social é um excelente lugar para divulgar sua clínica odontológica. Ter uma presença online aumenta a conscientização sobre a clínica, envolve pacientes atuais, atrai novos pacientes e fortalece a reputação online, o que ajuda no crescimento do negócio. O tipo certo de mensagem e abordagem pode incentivar pacientes em potencial a entrar em contato com sua clínica para mais informações, além de atrair pacientes existentes a agendarem consultas regulares. É bem sabido que pacientes que recomendam sua clínica para amigos e familiares tendem a confiar em você. À medida que as indicações se multiplicam, sua clínica continua a ser altamente considerada pelos novos pacientes na comunidade.
Como a mídia social ajudou meu consultório odontológico?
No início, tive a sorte de identificar como minha clínica odontológica poderia usar as mídias sociais a seu favor. Percebi que a mídia social é uma maneira conveniente e econômica de me conectar com milhares de pessoas todos os dias. Mais importante ainda, ela me ofereceu uma plataforma para me relacionar com pacientes atuais e potenciais. Aprendi que a mídia social chegou para ficar e que entender como ela pode moldar minha prática é mais essencial do que nunca. Aqui estão alguns benefícios que meu consultório obteve com uma estratégia de marketing digital bem executada:
- Exibição da marca: Quando tentei entender o que fazia minha clínica se destacar das outras, percebi que as mídias sociais foram essenciais para definir e manter minha reputação. Desde divulgar eventos na clínica até postagens alinhadas com a missão e visão da clínica, as mídias sociais me proporcionaram uma plataforma ideal para mostrar a marca.
- Cultura da equipe: Minha clínica odontológica não seria o que é hoje sem a contribuição de uma excelente equipe. Tentei usar as mídias sociais para mostrar como é a cultura do nosso escritório, postando sobre as personalidades dos membros da equipe e suas últimas realizações.
- Conexão com os pacientes: Por meio da nossa página de mídias sociais, meus pacientes puderam postar dúvidas e comentários sobre nossos serviços. Esse tipo de interação permitiu que meu consultório não apenas demonstrasse sua disposição para cuidar dos pacientes, mas também nos forneceu insights valiosos sobre nossos serviços.
- Vínculo com a comunidade: Acredito que é fundamental se conectar com seus pacientes e com a comunidade local. Felizmente, tive sucesso em estabelecer a presença da minha clínica entre líderes empresariais da região, participando de discussões online e promovendo o que tínhamos a oferecer.
- Criação de confiança e autoridade: A mídia social é o local ideal para compartilhar seu conhecimento como especialista odontológico. Dediquei-me a criar conteúdo informativo que nos diferenciava da concorrência e consolidava nossa posição como autoridade no assunto, o que ajudou a desenvolver confiança com os pacientes.
Como incorporar mídias sociais na prática odontológica?
Quando você constrói uma cultura de consultório odontológico sólida, ganha uma voz nas mídias sociais que é difícil de ser imitada por outros. A coisa mais importante que aprendi é que ter uma estratégia de mídia social bem definida é essencial para promover sua clínica online e expandir os negócios. Para que as pessoas se conectem com o consultório, nos visitem como novos pacientes ou retornem como pacientes regulares, as postagens precisam ser envolventes.
Na minha clínica, costumamos postar sobre eventos comunitários que envolvem o consultório, além de destacar as características exclusivas, como o ambiente acolhedor que oferecemos. Criamos postagens atraentes com vídeos ao vivo, imagens e vídeos gravados, mostrando a história da clínica e o que nos diferencia. Após criar essas postagens, promovemos essas mensagens para nossos seguidores, pacientes, visitantes do site e públicos correspondentes. Isso ajudou a nossa clínica a aparecer no feed de notícias de mais e mais pessoas, o que levou a um aumento no número de curtidas, comentários e compartilhamentos. Com isso, nosso conteúdo se espalhou, ajudando a aumentar o número de seguidores de forma rápida e eficaz.
Conclusão
Assim como as pessoas buscam lojas, restaurantes e empresas locais nas mídias sociais, elas também buscam cuidados odontológicos. Quando aprendi sobre o enorme potencial do marketing de mídia social para consultórios odontológicos, abracei essa oportunidade e sempre procurei manter uma presença ativa nas redes sociais. Isso me trouxe benefícios significativos, como referências internas, que são essenciais para o sucesso de qualquer consultório odontológico. Com uma boa estratégia de mídia social, você pode alcançar novos pacientes, aumentar a visibilidade e garantir que sua clínica se destaque no mercado competitivo.